Skip links

Aminoácido tirosina essencial para o tratamento do TDAH e hipotiroidismo subclínico

O aminoácido tirosina é um precursor da dopamina, da norepinefrina, da epinefrina e do hormônio tiroidiano. Para a produção de dopamina é adicionado um grupo hidroxila ao anel fenil da tirosina, neste passo a tetrahidrobiopterina atua como cofator da tirosina hidroxilase. Forma-se assim dihidroxifenilalanina (dopa). A dopamina surge por descarboxilação da dopa, catalisada por uma descarboxilase dos aminoácidos aromáticos. A norepinefrina surge por meio de uma nova adição de um grupo hidroxila, desta vez ao carbono beta da dopamina, através da dopamina beta-hidroxilase. A epinefrina obtém-se por metilação do grupo amina da norepinefrina através da feniletanolamina N- metiltransferase. O aminoácido tirosina atua como um modulador do humor; a falta de quantidades adequadas de tirosina conduz a uma deficiência de noradrenalina no cérebro, o que por sua vez pode resultar em depressão; esse aminoácido atua na supressão do apetite e ajuda a reduzir a gordura corporal. Ele auxilia na produção de melanina, um pigmento responsável pela cor da pele e do cabelo e ajuda nas funções das glândulas responsáveis por produzir e regular hormônios, incluindo as glândulas adrenal, tireóide e pituitária. A tirosina está envolvida na estrutura de quase todas as proteínas no organismo. 

Os sintomas de deficiência de tirosina também podem incluir pressão arterial baixa, temperatura corporal baixa (tal como mãos e pés frios) e síndrome das pernas inquietas. A suplementação de l-tirosina tem sido utilizada para a redução do estresse, e pesquisas sugerem que pode ser útil contra a fadiga crônica e narcolepsia. Esse aminoácido tem sido usado para ajudar as pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, TDAH, alergias, e dores de cabeça, bem como as pessoas submetidas à abstinência de drogas; também pode ajudar as pessoas com doença de parkinson. 

Fontes naturais de tirosina incluem amêndoas, abacates, bananas, leguminosas, sementes de abóbora, sementes de gergelim, frango, peru e peixe. 

Quais as pessoas que devem evitar o consumo de tirosina: pessoas com enxaqueca, indivíduos que fazem uso de medicamentos inibidores da MAO, pessoas com hipertireoidismo e pacientes com esquizofrenia.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação
Explore
Drag